sábado, 21 de agosto de 2010

A IMPORTANCIA DA PUBLICAÇÃO CIÊNTIFICA

Ministério da Ciência e Tecnologia
(Artigo submetido a Revista Fapesp)

INTRODUÇÃO

O método científico começou a ser desenvolvido por pensadores da antiguidade, que tinham preocupação com o charlatanismo. Mais tarde foi aperfeiçoado e adotado por unanimidade pelos pesquisadores modernos. O método científico prescreve um ciclo fechado de ações que devem ser adotadas num determinado estudo. Começa com a identificação do problema, e segue como abaixo.

O MÉTODO CIENTÍFICO

O método científico é aquele que se apóia na observação, isto é, procura duplicar os processos da natureza através de experimentos, que uma vez demonstrados podem ser repetidos por qualquer pesquisador. Este método não é nada parecido, por exemplo, ao método dogmático, onde uma crença prevalece sempre, por definição.

O método científico consta de pelo menos 3 etapas básicas:

a-Identificação do Problema
Quando se estuda algum assunto, é porque este surgiu de algum problema que se quer resolver ou entender melhor. A identificação clara deste tópico é a primeira etapa do método científico. O problema ou assunto deve ser enunciado claramente, e descrito de modo que todos possam entender do que se trata.

b-Os experimentos científicos
A segunda etapa do método científico é a mais longa, porque é a que põe a mão na massa, realiza os experimentos, práticos ou teóricos, que visam explicar ou resolver o assunto. Quando os estudos estiverem avançados a ponto de haver um resultado mais avançado ou explicação nova para o assunto, é porque chegou a hora de passar para outra etapa.

c-A publicação do trabalho
Esta é a etapa final do método científico. Os estudos e experimentos, já chegaram a algum novo entendimento, ou explicação. Isto deve portanto ser descrito, com clareza, e submetido à comunidade científica, e se aprovado, ser então publicado numa revista adequada para o assunto. Encerra-se assim o ciclo do método científico.

A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Em resumo, os itens mais importantes da publicação científica são:

1- A publicação científica é o elo final de um ciclo que se chama “Método Científico”. Vale por si só. Começa com o manuscrito, ou “white paper”, que é o documento escrito, mas ainda não submetido.

2-Encerra uma etapa de pesquisa e põe ordem na casa, com o registro científico detalhado de todas as hipóteses, os experimentos, arquivamento dos dados e análises, e conclusões.

3-O trabalho publicado numa revista especializada passa a fazer parte do acervo de inúmeras bibliotecas e centros científicos de todo o mundo. Fica assim facilmente disponível para a comunidade, e pode ser citado pelos seus pares em outros trabalhos posteriores.

4-A publicação científica numa revista especializada reflete a submissão do trabalho (do “white paper”) do pesquisador à comunidade científica, isto é, aos seus pares (peers, em inglês). São eles que irão analisar o trabalho, como revisor (em geral desconhecidos do autor) e que pode ou aceitar, talvez com modificações, ou rejeitar o  trabalho para publicação. Isto é muito importante de se perceber: o revisor do artigo tem o poder de rejeitar o trabalho, quando este não estiver à altura do esperado, ou por qualquer outro motivo. Portanto, um trabalho publicado, que passou por um processo de revisão sério, passou por um crivo mínimo de excelência, segundo os critérios daquela particular revista. Como corolário, todo trabalho que não foi publicado, pode ser considerado sob suspeita, ou na verdade, inacabado.

CONCLUSÃO

A publicação científica é o produto final do trabalho do pesquisador. Não é luxo, e nem é favor para ninguém, mas sim é uma etapa importante do método científico, e portanto uma obrigação do pesquisador, principalmente quando este usa dinheiro público para fazer a sua pesquisa. Aquele pesquisador que tem publicações, seguiu o método científico, e seu trabalho, publicado por uma revista especializada, passou pelo crivo da comunidade científica, e foi aceito como reconhecimento de seu trabalho, e por ter contribuído para o conhecimento e o avanço científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão postados logo após a aceitação do moderador.
COMENTE AQUI!